terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que é Cromagem?

É a aplicação de cromo (metal de cor branca azulada e de grande resistência) pelo processo de eletro-deposição, normalmente pelo sistema de imersão, seguindo uma sequência de banhos eletrolíticos (carga elétrica). Ou seja, o  cromo é a última etapa do processo.
Inicialmente os metais a serem trabalhados na cromação necessitam de banhos químicos de reparação (decapagem) , bastante fortes e agressivos, para retirar a cromação e demais metais de base desgastados ou deteriorados, ou apenas para preparar a peça que estiver  em estado bruto.
Uma fase muito importante deste processo e que é fundamental para o acabamento final da cromação, é o polimento mecânico, o qual deve ser feito da melhor forma possível a fim de conseguir o máximo de espelhamento ao final do processo.
Estes banhos são especiais e devem ser manipulados e mantidos em perfeito estado, através de um  químico especializado  em galvanoplastia (qualquer processo de deposição de metais por eletrólise). O processo envolve substâncias químicas, que trabalham a quente, e são nocivas a saúde e ao meio ambiente e exigem o cumprimento de legislações para serem utilizados corretamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário